top of page

UM EVENTO

Logo-CEAP-Branco.png
Grafismo4.png

Inovation Project Group_

ZZ2.png

A FeCEAP, na qual é realizada desde 1992, com entrada gratuita, é o evento mais tradicional do calendário anual do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, o CEAP. A exposição tem como principais objetivos estimular o desenvolvimento de projetos científicos, incentivar os estudos e disseminar conhecimentos para o público visitante. Cada projeto é realizado em grupo e conduzido por um professor. Durante todo o processo, o orientador procura desenvolver nos jovens habilidades e competências socioemocionais, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, oratória e resiliência durante a produção científica.

Uma cadeira de rodas que se mexe de acordo com o movimento dos olhos do usuário foi um dos destaques da última Feira de Inovação e Ciências do CEAP (FeCEAP) presencial, na qual aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro de 2019. Em 2020, na primeira edição que ocorreu a distância, de forma on-line, foram apresentados cerca de 90 projetos, elaborados por estudantes de todas as faixas etárias e apreciados por cerca de 5 mil visitantes e centenas de avaliadores técnicos.

Grafismo3.png

Fizemos um skate "movido a vento" e controlado pelo celular. É um skate com hélices que impulsionam o skatista, para aliviar e reduzir a força necessária para ser usado como meio de transporte ou para diversão.

 

Para isso, usamos um Arduíno e alguns componentes (“ponte H”, módulo bluetooth, dois motores de 9100 rpm, uma bateria 9v, pilhas e duas hélices), programação e um circuito simples. Desenhamos um mini “shape” de skate no computador e cortamos na máquina de corte a laser, usando MDF (placa de fibra de madeira). Nesse “shape” instalamos o Arduíno, rodinhas, hélices e todos os demais componentes.

Grafismo3.png
ZZ2.png
logos.png
bottom of page