UM EVENTO

Logo-CEAP-Branco.png
Grafismo4.png

Jeitinho Brasileiro_

ZZ2.png

A FeCEAP, na qual é realizada desde 1992, com entrada gratuita, é o evento mais tradicional do calendário anual do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, o CEAP. A exposição tem como principais objetivos estimular o desenvolvimento de projetos científicos, incentivar os estudos e disseminar conhecimentos para o público visitante. Cada projeto é realizado em grupo e conduzido por um professor. Durante todo o processo, o orientador procura desenvolver nos jovens habilidades e competências socioemocionais, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, oratória e resiliência durante a produção científica.

Uma cadeira de rodas que se mexe de acordo com o movimento dos olhos do usuário foi um dos destaques da última Feira de Inovação e Ciências do CEAP (FeCEAP) presencial, na qual aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro de 2019. Em 2020, na primeira edição que ocorreu a distância, de forma on-line, foram apresentados cerca de 90 projetos, elaborados por estudantes de todas as faixas etárias e apreciados por cerca de 5 mil visitantes e centenas de avaliadores técnicos.

Grafismo3.png
ZZ2.png

A corrupção sempre foi uma mazela presente em qualquer sociedade. No Brasil não é diferente, uma vez que a corrupção se faz presente desde a chegada das caravelas portuguesas e foi-se desenvolvendo junto da sociedade brasileira.

Nos tempos atuais não é difícil ver escândalos de corrupção, seja no setor público ou privado, a corrupção se faz presente. Porém, o tema é abordado de forma trivial por parte da população, uma vez que ao escutar a palavra corrupção, muitos a relacionam com política. De fato existe muita corrupção na política, porém, a corrupção não está só no âmbito político, ela está ligada também a um conjunto de práticas desonestas realizadas por parte da população brasileira. Tal conjunto de práticas foi nomeado popularmente de jeitinho brasileiro.

Outro aspecto importante sobre a corrupção social é o levantamento de dados. Informações sobre a corrupção social são escassas, pois são obtidas através da percepção que os entrevistados possuem sobre a corrupção. Outro desafio que se faz presente em pesquisa acerca da corrupção social é a compilação e quantificação dos dados, pois são indiretos e interpretativos. No estudo da corrupção, tem-se duas correntes de pesquisa, a primeira aborda a corrupção a partir de uma percepção econômica, deixando de lado aspectos culturais, sociais e morais, é utilizada por organizações como a Transparência Internacional (TI), a qual é responsável pelo Corruption Perception Index (CPI), uma pesquisa que realiza um ranking de acordo com o grau de percepção em cada país. A segunda corrente, além de considerar aspectos econômicos, aborda a corrupção através de aspectos sociais e culturais.

Em meio a esse contexto surge o projeto "Jeitinho Brasileiro", que tem a conscientização e o levantamento de dados sobre a corrupção social como principais objetivos. Quanto à conscientização, o grupo propõe uma palestra, apresentando a corrupção na sociedade, na tentativa de apresentar uma visão mais ampla e aprofundada sobre o tema, junto de uma série de postagens no Instagram e Reddit acerca do tema, a fim de tornar a discussão mais interativa. O levantamento de dados será feito através de pesquisas e enquetes, com o intuito de obter mais informações sobre a corrupção cotidiana, de compreender melhor tais práticas, de arranjar melhores táticas para prevenir esses atos e contribuir com pesquisas. 

O público alvo do projeto é principalmente a população jovem, com idade de 15 a 24 anos, pois acredita-se que a construção de uma nova sociedade bem conscientizada sobre atos corruptos é a “chave” para um futuro melhor.

O projeto almeja conquistar os objetivos em curto prazo, médio prazo e longo prazo. A curto prazo, o projeto Jeitinho Brasileiro visa a conscientização da população acerca do tema. A médio prazo desejamos que a população, já devidamente conscientizada, dissemine e pratique os ensinamentos absorvidos no projeto. A longo prazo, ansiamos uma brusca mudança comportamental por parte  da população brasileira, a fim de que práticas corruptas sejam cada vez mais inibidas pela sociedade. Vale destacar que o projeto tem um caráter constante de aplicação.

Grafismo3.png
logos.png