UM EVENTO

Logo-CEAP-Branco.png
Grafismo4.png

Matemágica_

ZZ2.png

A FeCEAP, na qual é realizada desde 1992, com entrada gratuita, é o evento mais tradicional do calendário anual do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, o CEAP. A exposição tem como principais objetivos estimular o desenvolvimento de projetos científicos, incentivar os estudos e disseminar conhecimentos para o público visitante. Cada projeto é realizado em grupo e conduzido por um professor. Durante todo o processo, o orientador procura desenvolver nos jovens habilidades e competências socioemocionais, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, oratória e resiliência durante a produção científica.

Uma cadeira de rodas que se mexe de acordo com o movimento dos olhos do usuário foi um dos destaques da última Feira de Inovação e Ciências do CEAP (FeCEAP) presencial, na qual aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro de 2019. Em 2020, na primeira edição que ocorreu a distância, de forma on-line, foram apresentados cerca de 90 projetos, elaborados por estudantes de todas as faixas etárias e apreciados por cerca de 5 mil visitantes e centenas de avaliadores técnicos.

Grafismo3.png
ZZ2.png

A maioria dos jovens detesta a matemática. Eles acreditam que é algo complicado demais, logo desistem de aprendê-la. Entretanto, a culpa não é 100% deles. No Brasil, todos possuem a pré-concepção de que a matemática é apenas algo CHATO e COMPLEXO que surgiu só para complicar a vida da humanidade.

Para contornar esta situação, foi descoberto que é preciso que todos repitam a seguinte frase:

— “É POSSÍVEL APRENDER MATEMÁTICA COM PATINHOS”

 

Isso não é uma brincadeira ou uma frase aleatória, mas sim algo que existe de fato, isso é Matemágica! 

O Matemágica é um software, desenvolvido em Java, que tem o intuito de ensinar geometria através de puzzles e mini-games dinâmicos com a participação de um personagem simpático, o PatΘ, que será o guia de diversas aventuras. 

O conteúdo programático abordado ao longo de cada estágio gira em volta dos conceitos básicos de geometria do ensino fundamental que se encontram muito defasados no sistema de educação básica do Brasil. Portanto, com o intuito de ajudar, o Matemágica resolveu quebrar paradigmas para incentivar o aprendizado em matemática que tem se precarizado cada vez mais.

Grafismo3.png
logos.png