UM EVENTO

Logo-CEAP-Branco.png
Grafismo4.png

Sensor de Bolinhas para Cego_

ZZ2.png

A FeCEAP, na qual é realizada desde 1992, com entrada gratuita, é o evento mais tradicional do calendário anual do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, o CEAP. A exposição tem como principais objetivos estimular o desenvolvimento de projetos científicos, incentivar os estudos e disseminar conhecimentos para o público visitante. Cada projeto é realizado em grupo e conduzido por um professor. Durante todo o processo, o orientador procura desenvolver nos jovens habilidades e competências socioemocionais, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, oratória e resiliência durante a produção científica.

Uma cadeira de rodas que se mexe de acordo com o movimento dos olhos do usuário foi um dos destaques da última Feira de Inovação e Ciências do CEAP (FeCEAP) presencial, na qual aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro de 2019. Em 2020, na primeira edição que ocorreu a distância, de forma on-line, foram apresentados cerca de 90 projetos, elaborados por estudantes de todas as faixas etárias e apreciados por cerca de 5 mil visitantes e centenas de avaliadores técnicos.

Grafismo3.png
ZZ2.png

Este sensor serviria para pessoas com deficiência visual, basicamente ele funciona assim: O sensor seria inserido dentro da pista, nas extremidades onde possui a virada, assim, quando a bolinha tocasse nas pontas, o sensor acionária, fazendo um barulho, e assim a pessoa com deficiência, saberia que tem que virar a bolinha para o lado. 

Mas aí você me pergunta: E como a pessoa saberia se tem que virar a bolinha pra esquerda ou pra direita? Bom, quando for para virar para a direita, o sensor vai fazer um som forte, e quando for pra virar pra esquerda, irá fazer um som mais agudo.

Grafismo3.png
logos.png