
UM EVENTO

Smart Reuse_

A FeCEAP, na qual é realizada desde 1992, com entrada gratuita, é o evento mais tradicional do calendário anual do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, o CEAP. A exposição tem como principais objetivos estimular o desenvolvimento de projetos científicos, incentivar os estudos e disseminar conhecimentos para o público visitante. Cada projeto é realizado em grupo e conduzido por um professor. Durante todo o processo, o orientador procura desenvolver nos jovens habilidades e competências socioemocionais, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, oratória e resiliência durante a produção científica.
Uma cadeira de rodas que se mexe de acordo com o movimento dos olhos do usuário foi um dos destaques da última Feira de Inovação e Ciências do CEAP (FeCEAP) presencial, na qual aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro de 2019. Em 2020, na primeira edição que ocorreu a distância, de forma on-line, foram apresentados cerca de 90 projetos, elaborados por estudantes de todas as faixas etárias e apreciados por cerca de 5 mil visitantes e centenas de avaliadores técnicos.


Em pleno 2021, é super importante passar mais tempo para refletir sobre como está a saúde do planeta. Será que é possível melhorar a condição dele? O que fazer? Com esses pensamentos, os seres humanos passam a respeitar mais o meio ambiente e, a partir daí, perceber o seu grande valor. E isso poderá ter consequências positivas.
O objetivo do projeto é fazer uma aplicação que busque utilizar bem a tecnologia disponível junto a valores relacionados ao meio ambiente, levando em conta a importância da reciclagem, da reutilização e da ecologia como um todo. O projeto se chama Reutilização Inteligente (Smart Reuse) e busca dar dicas para as pessoas sobre reutilização de acordo com os materiais que elas têm disponíveis em casa. Além disso, será apresentado no projeto informações sobre a importância da reutilização, como os seres humanos ajudam o planeta ao reutilizar e ao reciclar, e como podem aplicar isso no dia a dia. Portanto, o aplicativo deve apresentar uma opção para o usuário digitar materiais que ele tem disponíveis em casa, e, como resposta/solução, deve apresentar ideias de reutilização. Ex:. O usuário digitou: “garrafa pet”, como resposta, o app deve apresentar ideias como: “Garrafas pet como vaso de plantas”, “Horta vertical com garrafa pet”, “Artesanato com garrafa pet”, explicando passo-a-passo como fazer. Para desenvolvê-lo, a ideia, à princípio, foi utilizar a linguagem Java. Foi feito um protótipo através do Marvel app com características que achamos interessantes para o projeto, tais como: Distribuição dos botões, links, Menu e telas pelo aplicativo.
