UM EVENTO

Logo-CEAP-Branco.png
Grafismo4.png

Viver e Empreender_

ZZ2.png

A FeCEAP, na qual é realizada desde 1992, com entrada gratuita, é o evento mais tradicional do calendário anual do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, o CEAP. A exposição tem como principais objetivos estimular o desenvolvimento de projetos científicos, incentivar os estudos e disseminar conhecimentos para o público visitante. Cada projeto é realizado em grupo e conduzido por um professor. Durante todo o processo, o orientador procura desenvolver nos jovens habilidades e competências socioemocionais, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, oratória e resiliência durante a produção científica.

Uma cadeira de rodas que se mexe de acordo com o movimento dos olhos do usuário foi um dos destaques da última Feira de Inovação e Ciências do CEAP (FeCEAP) presencial, na qual aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro de 2019. Em 2020, na primeira edição que ocorreu a distância, de forma on-line, foram apresentados cerca de 90 projetos, elaborados por estudantes de todas as faixas etárias e apreciados por cerca de 5 mil visitantes e centenas de avaliadores técnicos.

Grafismo3.png
ZZ2.png

Principio 

Quando começamos nosso projeto, o objetivo principal era criar algo em que pudéssemos ajudar as pessoas a ingressarem no ramo do empreendedorismo, através de formas mais interativas e modernas. Foi então que nosso professor sugeriu um instagram, o que acabou encaixando perfeitamente com a nossa ideia, pois era um lugar de contato direto com o público e totalmente moderno, já que se trata de uma rede social.

Conhecimento e Coleta de Dados

Como não tínhamos um conhecimento tão abrangente sobre empreendedorismo, tivemos que pesquisar e muito para criar um conteúdo de qualidade, fizemos um grande levantamento de temas que poderíamos falar e como eles poderiam ajudar iniciantes a terem sucesso, por isso, fomos muito meticulosos com o que iriamos falar, já que queríamos sempre manter um alto nível de qualidade das informações passadas no nosso projeto. Vale ressaltar que tal parte do processo de produção, durou até o ultimo momento do projeto “Viver e Empreender”.

Design e Marca

Durante um bom tempo pensamos sobre o design no geral do projeto, pois tínhamos que chamar a atenção dos usuários, entre muitas conversas decidimos chamar atenção através das cores preto e laranja, fazendo uma junção das duas de uma forma bem agressiva para realmente chamar atenção. Aplicamos então essa coloração em qualquer produção de conteúdo nossa, toda publicação teria que ter esse estilo de coloração, para marcar na mente do leitor que o laranja e preto remetiam ao “Viver e Empreender”. Após isso focamos na marca principal, a nossa logo, que seria basicamente a nossa principal representação inicial para um usuário do Instagram, teria que ser algo relacionado ao empreendedorismo e que fosse simples, por isso, utilizamos a nossa junção de cores em uma calculadora, que simboliza os números, um elemento que representa bastante um empreendedor.

Transformação da Mensagem

Uma preocupação que tínhamos era como iriamos transmitir essas informações que já pareciam complicadas naturalmente, foi onde então decidimos adaptar para um linguajar de entendimento geral, com uma norma padrão culta, mas misturada com gírias e principalmente com uma acessibilidade da informação, pois sempre buscamos deixar a informação o mais fácil possível de ser entendida pelo leitor, isso foi algo que prezamos bastante durante todo o projeto. Essa então basicamente foi toda a nossa trajetória de produção do projeto “Viver e Empreender”.

Grafismo3.png
logos.png